Inseminação Intrauterina (IIU)

A inseminação intrauterina (IIU) é uma técnica de reprodução assistida que consiste em depositar espermatozoides no útero da mulher durante o período fértil, a fim de aumentar as chances de fertilização do óvulo e consequente gravidez. O tratamento de IIU envolve diversas fases, que vamos descrever abaixo.

Estimulação ovariana controlada

Esta é a primeira fase do tratamento, que consiste na administração de medicamentos para estimular a ovulação. Esses medicamentos podem ser hormônios sintéticos ou naturais, como o citrato de clomifeno, letrozol, a gonadotrofina coriônica humana (hCG) ou a gonadotrofina folículo-estimulante (FSH). A ovulação é monitorada por meio de ultrassonografias.

Preparação do sêmen

Enquanto a mulher passa pela estimulação ovariana, o sêmen do parceiro ou de um doador é coletado e preparado em laboratório. O sêmen é lavado e concentrado para separar os espermatozoides mais móveis e saudáveis, que serão usados na inseminação.

Inseminação intrauterina

Na fase de inseminação intrauterina propriamente dita, os espermatozoides são depositados no útero da mulher por meio de um cateter inserido pela vagina. Esse procedimento é indolor e dura apenas alguns minutos. A mulher deve ficar em repouso por alguns minutos após a inseminação.

Monitoramento da gravidez

Após a IIU, a mulher é acompanhada por meio de ultrassonografias e dosagens hormonais para monitorar a evolução da gravidez. Se a fecundação ocorrer, o embrião se implanta na parede do útero e começa a se desenvolver. Se a gravidez não ocorrer, o casal pode optar por repetir o tratamento.

A inseminação intrauterina é uma técnica relativamente simples e menos invasiva que outras técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV). No entanto, é importante ressaltar que cada caso é único e que os resultados podem variar de acordo com a idade da mulher, a qualidade do sêmen e outros fatores. É fundamental contar com um profissional especializado e seguir todas as recomendações médicas para aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Dr. Gustavo Wandresen
Especialista em Reprodução Humana
RQE: 28304
CLIQUE PARA MARCAR CONSULTA.

× Agendar pelo WhatsApp